segunda-feira, 22 de junho de 2015

CÃOZINHO AMBIENTALISTA NADANDO COMENTA NO JORNAL "O GLOBO" E PEDE DEMISSÃO DE PRESIDENTE DO COMITÊ OLÍMPICO INDICADO PELA PRESIDENTE DILMA. VEJA NOS COMENTÁRIOS DA MATÉRIA ABAIXO:


Estado diz que fará 'paliativo do paliativo' para garantir vela na Baía de Guanabara

Gerente de sustentabilidade da Rio-2016 descarta mudança de local de prova de Vela. Estado, no entanto, admite que haverá lixo flutuante durante competição olímpica

POR JESSICA MOURA

18/06/2015 5:00 / ATUALIZADO 18/06/2015 14:14




http://og.infg.com.br/in/16477928-015-647/FT1086A/420/2015-825824005-2015061732071.jpg_20150617.jpg
Mancha de óleo na Baía de Guanabara, na altura do Porto - Parceiro / Genilson Araujo


BRASÍLIA — A pouco mais de um ano para as Olimpíadas no Rio, a gerente de sustentabilidade do Comitê Rio 2016, Tânia Braga, descartou, na quarta-feira, em audiência na Câmara dos Deputados, a possibilidade de a competição de vela ser transferida para fora da Baía de Guanabara - ou mesmo para outra cidade. Apesar disso, o governo do estado, responsável pelo cumprimento do compromisso de fazer com que 80% do esgoto despejado na Baía seja tratado, admitiu que haverá lixo flutuante nas olimpíadas durante os jogos e classificou como "o paliativo do paliativo" as soluções buscadas para a realização do evento.

- Não existe plano B para realização das provas. Nós não vamos desistir da Baía de Guanabara - disse Tânia Braga, da Rio 2016.

Contudo, o consultor do governo do estado para o Programa de Saneamento da Baía de Guanabara, Guido Géllis, reconheceu que todo o esforço serve apenas para reduzir a contaminação do espelho d'água pelo lixo flutuante:

- O que tem que se fazer é a coleta do lixo. Os ecobarcos são um paliativo do paliativo, mas mesmo assim vamos contratá-los. Eles estarão lá para minimizar a questão. Mas, infelizmente, lixo flutuante vai ter (durante as Olimpíadas) - lamentou.

Ele calculou que a despoluição da área teria um custo de R$ 20 bilhões.

Na sessão, os especialistas destacaram a dificuldade de solucionar o problema da contaminação da Baía em razão da amplitude da área poluída, que fica no entorno de 15 municípios do Rio de Janeiro, onde vivem 10 milhões de pessoas. Gélli afirma que a coleta de lixo é falha nessas regiões, o que também contribui para a perpetuação da poluição no local. 


Enquanto os representantes dos órgãos olímpicos garantiram que a área reservada aos velejadores é favorável, ambientalistas rebateram. Para eles, a Baía de Guanabara não será despoluída a tempo dos Jogos. Em maio, o presidente do Comitê Olímpico, Arthur Nuzman, admitiu que a meta de coletar e tratar 80% do esgoto despejado na baía não será alcançada.

Na audiência, o biólogo Mario Moscatelli, que monitora a degradação do ecossistema, ressaltou que os programas de despoluição foram inócuos:

— Não posso deixar de me revoltar. Algo está podre nessa questão da Baía de Guanabara. Para resolver o problema, são necessários 25 anos com políticas públicas de saneamento, esporte e educação — criticou.

Presente à audiência, o presidente em exercício da Autoridade Olímpica Marcelo Pedroso, admitiu que o nível de contaminação da Baía é elevado. No entanto, segundo ele, a área está em condições de receber a competição:

 

- Temos dificuldades, esse é um problema complexo. Mas o plano de ações nos dá tranquilidade de que a competição tem condições de se realizar nos campos de prova que foram estabelecidos para 2016. A qualidade da água tem historicamente melhorado nos seis pontos de competição para garantir o contato do atleta com a água. 


Em agosto, um novo evento teste deve ocorrer na raia demarcada para verificar a qualidade de água da Baía. Agora, a Comissão de Meio Ambiente deve agendar na próxima semana uma viagem para que uma comitiva de parlamentares visite o Rio a fim de fiscalizar a realização das obras para despoluição na área destinada aos jogos olímpicos. 


De acordo com Pedroso, medidas como a construção de ecobarreiras e a contratação de ecobarcos para coletar os resíduos serão adotadas pelo estado. Além disso, serão lançados produtos químicos na Baía de Guanabara para mitigar o lixo que fica boiando na água e garantir a realização das provas. Na marina da Glória será implantado um cinturão para evitar o deslocamento do lixo. O prazo para que essas ações sejam implementadas vence em dezembro.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/estado-diz-que-fara-paliativo-do-paliativo-para-garantir-vela-na-baia-de-guanabara-16477929#ixzz3dmxi1kE4

Um comentário:

  1. NADANDO - O CÃOZINHO AMBIENTALISTA22 de junho de 2015 às 06:14

    O CÃOZINHO AMBIENTALISTA NADANDO PEDE A PRISÃO DO SR.
    Marcelo Pedroso que está no comando da Autoridade Pública Olímpica, que foi indicado pela Presidente Dilma, tem que ser preso por cometer crime ambiental, pois prometeu lançar produtos químicos na Baía de Guanabara para mitigar o lixo que fica boiando na água e garantir a realização das provas olímpicas. Trata-se de mais um crime ambiental com a total permissão do governo federal, irão acabar de matar a Baía de Guanabara e o problema não será resolvido. Chega de Poluição de Corrupção.

    ResponderExcluir