sábado, 13 de junho de 2015

Biólogo promove 'apitaço' pela recuperação da Baía de Guanabara
Ato aconteceu na areia da Praia de Botafogo e contou com a presença de atletas
por Maíra Rubim
06/06/2015 14:59 / Atualizado 06/06/2015 15:14


Em protesto, o biólogo Mario Moscatelli fica sentado em um vaso sanitário, na Praia de Botafoto - Fernando Lemos / Agência O Globo

RIO - Na Praia de Botafogo, sentado em vaso sanitário colocado na areia sobre um pano preto que simulava uma língua negra, e com uma megafone nas mãos, o biólogo Mario Moscatelli convidava quem passava no local para participar do "apitaço" pela recuperação da Baía de Guanabara, realizado na manhã deste sábado.
— Em 20 anos foram gastos R$ 10 milhões com a Baía de Guanabara e ela ainda está completamente poluída. As autoridades prometeram mundos e fundos quando foi anunciado que as Olimpíadas 2016 seriam aqui. Agora, falta menos de um ano e nada mudou. As pessoas que não aguentam mais ver tanto dinheiro sendo investido e nada mudar resolveram fazer um barulho para mostrar que essa situação não pode mais ser aceita — justifica o biólogo.
Atletas de windsurf, stand up paddle e canoa polinésia aproveitaram para se juntar ao grupo de cerca de 30 pessoas que protestavam e pediram melhores condições para a prática de esportes no local.
— Sempre que podemos, preferimos treinar em um local que não seja a Baía de Guanabara, apesar de ela ter as condições ideais para a prática de vários esportes. Ela está sempre muito suja e é muito ruim treinar sentido esse mau cheiro que ela tem. Também tem pedaços de lixo, madeira e coisas inusitadas que batem no barco e no remo, o que não é legal — conta Ilana Friedman, praticante de canoa polinésia.
A microbiologista clínica e hospitalar Rosemary Vega que também participava do "apitaço" mostrava para os demais presentes um estudo elaborado pelo Instituto de Microbiologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) que atesta os riscos para a saúde de entrar em contato com a água Baía de Guanabara.
— Há dois anos, foram feitos testes em diferentes pontos das praias de Botafogo e do Flamengo que comprovam que aqui há bactérias multirresistentes. Tenho pacientes tem essas bactérias e posso afirmar que isso é muito coisa muito grave. Os antibióticos que faziam efeito, hoje, não funcionam mais e há gente morrendo — revela Rosemary.
Além do despejo de lixo e de esgoto, outros problemas como o não funcionamento de estações de tratamento esgoto foram citados por Moscatelli como fatores que contribuem para a poluição da Baía de Guanabara.
— Há uma ocupação desordenada por todo o estado que provoca o despejo de lixo e esgoto dentro de rios que vão desembocar na Baía de Guanabara. Bacias hidrográficas foram transformadas em valões de lixo e de esgoto. Ao redor de toda a baía há estações de tratamento de esgoto que não funcionam ou operam pela metade. Enquanto não tivermos políticas de estado, habitação, transporte e saneamento o meio ambiente vão continuar pagando essa ausência e o caos vai continuar — afirma Moscatelli.
Durante o "apitaço", Moscatelli entregou para uma representante da Comissão de Direito Ambiental da Ordem dos Advogados da Barra da Tijuca um documento técnico e fotográfico a respeito da situação da Baía, solicitando a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).
— Há duas semanas fizemos uma reunião com o Moscatelli e ele falou sobre a importância da assinatura de um TAC que envolva as autoridades relacionadas direta e indiretamente com a Baía de Guanabara, ou seja, os governos municipal, estadual e federal. Esse seria um primeiro passo, semelhante ao que aconteceu com a Lagoa Rodrigo de Freitas e que teve um bom resultado. Tem que haver um documento assinado para que aconteça algo efetivo e definitivo. Temos que aproveitar que a atenção de todo o mundo está voltado para o Brasil e para o Rio, por causa das Olimpíadas, para que algo seja feito. Precisamos pensar em deixar um legado para a cidade, os cidadãos e os turistas que vêm aqui — afirma Christianne Bernardo da OAB.

 IMAGEM DO PROTESTO


Manifestante pede o fim da poluição    Foto: Fernando Lemos / Agência O Globo

Um comentário:

  1. NADANDO CONTRA A POLUIÇÃO13 de junho de 2015 às 06:05

    PARABÉNS MÁRIO MOSCATELLI O SUPER HERÓI DEFENSOR DO MEIO AMBIENTE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir